I Encontro Nacional de Espiritualidade Libertadora

I Encontro Nacional de Espiritualidade Libertadora

Com a palestra “Espiritualidade Libertadora hoje”, sob a responsabilidade de Frei Betto e Marcelo Barros, tem início oficialmente na noite desta quinta-feira, 1º de maio, o I Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora. O encontro acontece na Faculdade Católica de Fortaleza, Estado do Ceará, e segue até domingo, 04, com palestras, oficinas, rodas de conversa, momentos culturais, de mística e uma vigília de espiritualidade. O Encontro é voltado para jovens interessados em aprofundar e discutir o macrotema da espiritualidade por meio de diferentes perspectivas, como política, gênero, diversidade sexual, movimentos sociais, ecologia, ecumenismo, entre outros temas.

Na manhã e tarde de quinta-feira serão realizados credenciamento, acolhida, apresentação, momento de mística e as boas vindas aos cerca de 300 participantes. A programação tem início de fato com a palestra sobre Espiritualidade Libertadora, seguida de bate-papo em pequenos grupos e fila do povo para interação.

A iniciativa de conceber um momento como este voltado para a juventude surgiu no contexto das Jornadas Teológicas de 2011, que aconteceram no México, Guatemala, Colômbia e Chile, e do Congresso Continental de Teologia, realizado em outubro de 2012, em São Leopoldo, Estado do Rio Grande do Sul. Um grupo de teólogos da libertação pensou o Encontro como uma oportunidade de troca de vivências e experiências entre jovens que trabalham junto aos setores mais excluídos e discriminados da sociedade.

“Percebemos que nesses eventos houve um bom número de jovens, contudo as cabeças pensantes da Teologia tinham uma média de 70 anos. Assim, achamos que um Encontro de Juventudes e Espiritualidade Libertadora seria uma forma de dinamizar o compromisso da juventude no sentido de fazer com que os grupos que têm vivência nas pastorais, sobretudo nas pastorais sociais, e nas comunidades possam unir esse compromisso no trabalho em sociedade”, explica Ermanno Allegri, diretor executivo da Adital.

O I Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora é ecumênico. É uma iniciativa da Agência de Informação Frei Tito de Alencar para América Latina e Caribe (Adital) com apoio do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep), Centro Superior de Estudos Teológicos e Pastorais/ PUC Minas (Cestep), Centro de Formação Terra do Sol (CHS), Rede Ecumênica da Juventude (Reju) e Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter).

Fonte: Adital