Lichinga : Ray escreve

Lichinga : Ray escreve

Paróquia de São Miguel Arcanjo de Cuamba

A Paróquia de São Miguel Arcanjo foi erigida a 13 de agosto de 1962, por D. Manuel de Medeiros Guerreiro, Bispo de Nampula, tendo como primeiro pároco o Padre Manuel Tavares, Missionário da Consolata. Antes do seu nascimento Cuamba pertencia a Paróquia de São José de Mitucue que foi fundada no ano de 1939, de onde os Missionários da Consolata, assistiam religiosamente aos Domingos os cristãos, daí formou-se uma comunidade urbana, com características e necessidades diferentes das comunidades rurais ligadas a Mitucue. Ora devido ao número crescente de fiéis Portugueses e Moçambicanos foi mesmo necessário um missionário residente em Cuamba (antiga Nova Freixo), além disso a sede tinha em sua volta muitas capelas.

Com o advento da penetração colonial, iniciada no século XVI, deu-se a chegada de um comerciante Português de nome João de Jesus Maria, o qual, provindo de Quelimane, veio a acampar junto ao lago Chirwa, onde tomou posse do território. Esse era um local então conhecido entre os naturais por “Muluco Otela”, que, traduzido para português, significa “Poço Branco”. Esta expressão passou a ser chamada pelos Portugueses de “Malacotala” e, com o passar dos tempos para “Malacotera” ou “Malacotela”. Malacotela, situa-se no rio Muanda e era o local onde os comboios faziam a captação da água para as locomotivas. Após a independência, ao local foi atribuído o nome de Cuamba antiga Nova Freixo, em homenagem ao antigo régulo Cuamba que, em 1889, se havia destacado na resistência contra a ocupação Portuguesa, apoiado pelos comerciantes Indianos, que já estavam espalhados por todo o Moçambique. Cuamba tem 187.458 habitantes (censo de 2007).

Hoje a Paróquia completa os seus 50 anos de Vida e Missão neste chão, com 97 comunidades onde a população é bastante densa e quase toda da etnia Macua, tendo 22.400 cristãos católicos. A Paróquia está sob a responsabilidade dos Missionários da Consolata, tendo como Pároco Padre Álvaro López, vigários: Padre Salgueiro e Padre Arlei e uma equipa missionária composta por: Missionários da Consolata, Irmãs Postelianas, Irmãs Capuchinhas, Irmãs da Imaculada Conceição, e Leigos Missionários (Além Fronteiras, Leigos para Desenvolvimento, Rosa Catré e Leigos Locais). Também tem 97 animadores de comunidades, um Centro Cultural com atividades sociais para crianças, jovens, mulheres e idosos, uma Escola Secundária Padre Menegon, um Centro Nutricional, um Centro Semente, três Escolas Comunitárias, sete Escolinhas e uma faculdade da Universidade Católica de Moçambique: Faculdade de Agricultura e a Residência Universitária.

Pedimos a protecção de São Miguel Arcanjo para que nos ajude a vivermos com eficácia o nosso Objectivo que é: Renovar o empenho por uma Igreja ministerial, família de Deus, evangelizada e evangelizadora, alicerçada na Palavra de Deus e na Fracção do Pão para termos uma vida sacramental e estarmos ao serviço da Reconciliação, da Justiça e da Paz. O nosso Lema: Exortamo-vos, irmãos, a Progredir sempre mais (I Ts. 4. 10) e o nosso Tema: A Igreja família de Deus.