Força juvenil em Kumarumã

Kumarumã, com cerca de 2000 habitantes, é a principal aldeia do povo Galibi-Marworno. Fica no médio rio Uaçá, Oiapoque, Estado do Amapá.

 

Lá a juventude, principalmente jovens casais, está assumindo cada vez mais responsabilidade nos trabalhos e atividades da comunidade.

 

Em recente visita lá tivemos oportunidade a conversar com grupos de professores indígenas. Muitos estão cursando a universidade ou já fazendo pós-graduação. Estão muito animados, fazendo planos para retomar e concluir a elaboração do dicionário em Kheuol que está parado algum tempo. Reconhecemos a dificuldade para eles, pois trabalham muito na aldeia e nas férias estão estudando. Contudo iniciaram a revisão do currículo e o plano pedagógico, já agora com a intenção de levá-lo ao próximo nível, contemplando o ensino médio regular na aldeia. Reconhecemos que faz tempo que não há novo material didático. Deram a sugestão de lutar pela publicação dos TCCs que eles vêm escrevendo e que contem valioso material. Ficaram de articular isso com os outros professores e Unifap.

 

No dia dos pais um pequeno grupo se reuniu na igreja católica para uma celebração com simplicidade e muita alegria. Tem orgulho da igreja que estão construindo com seus esforços pouco ao pouco. As leituras do dia foram feitas em português, traduzidos em Kheuol e explicadas em seguida, fazendo a celebração bem participada e entendida.