Espiritualidade Indígena e Cristianismo

O I Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora foi uma iniciativa da Agência de Informação Frei Tito de Alencar para América Latina e Caribe (Adital) com apoio do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep), Centro Superior de Estudos Teológicos e Pastorais/ PUC Minas (Cestep), Centro de Formação Terra do Sol (CHS), Rede Ecumênica da Juventude (Reju) e Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter).

A iniciativa de conceber um momento como este voltado para a juventude surgiu no contexto das Jornadas Teológicas de 2011, que aconteceram no México, Guatemala, Colômbia e Chile, e do Congresso Continental de Teologia, realizado em outubro de 2012, em São Leopoldo, Estado do Rio Grande do Sul. Um grupo de teólogos da libertação pensou o Encontro como uma oportunidade de troca de vivências e experiências entre jovens que trabalham junto aos setores mais excluídos e discriminados da sociedade

NOSSA CONTRIBUIÇÃO

Como CIMI, Participamos do Encontro com a oficina “Espiritualidade Indígena e Cristianismo”. 

Como missionários estamos convencidos que não são somente os índios que precisam de nós, da solidariedade da sociedade e das igrejas, mas são estas que precisam dos povos indígenas e de sua espiritualidade. Precisam para encontrar alternativas em vista de uma sociedade justa e fraterna e em vista de uma natureza amada e respeitada.

É lógico que este confronto é dialético; que os Povos Indígenas não vivem e não propõem uma sociedade sem pecado e sem defeitos. Porém o encontro com eles nos abre para o diferente e, neste rumo, para as alternativas. A chamada civilização que nós temos não é o estágio último da evolução e nem o caminho para um presente e um futuro feliz. Nós somos chamados a rever os nossos parâmetros se quisermos ter um futuro e os Povos indígenas são, nesse processo,de grande ajuda.

Neste artigo, o leitor poderá baixar e assistir ao conteúdo completo do Power Point que preparamos para ministrar a oficina. Clique no link abaixo:

Apresentação de slides: “Espiritualidade indígena e Cristianismo”